@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook

Tarefas para Agosto 2018 - Fazer Acontecer!



Fazendo minhas avaliações de projetos em andamento e outros que estou iniciando, pensei em tarefas que possam ajudá-lo(a) neste mês de Agosto. Como estão as promessas que você fez na virada do ano? Em que fase você já se encontra?

Não se desespere, ainda temos cinco meses para o final do ano, mas AGORA, diga a si mesmo(a) que não repetirá as mesmas promessas... O que importa neste momento não é que o ano vai acabar em Dezembro e, sim, o que pode ser feito neste momento.

Se você não iniciou nenhum projeto ou a data final está próxima para concluir seus objetivos e acredita que não conseguirá, lembre-se: Dezembro não é prazo final, é só um orientador para o planejamento ou replanejamento de suas metas, calma...

Então vamos começar?! Vamos, porque estamos juntos nesta jornada!

Projetar

- Pegue um papel e comece a escrever. Quando passamos para o papel nossas ideias, iniciamos a ação para a realização de nosso objetivo e, ao mesmo tempo, registramos um documento que é um contrato unilateral.

- Escreva o seu objetivo como título.

- Detalhe o máximo: o que, onde, quando, porquê, quem fará parte desse projeto ou não fará, qual resultado esperado. Acrescente tudo o que achar necessário, não analise as possibilidades neste momento.

- Pergunte-se: É viável e factível? Tenho tempo? Dinheiro? O que posso fazer para torná-lo possível? E, a pergunta mais importante: Qual a real importância dessa realização na minha vida? Dê o máximo de respostas, dentre elas, você encontrará as que irão lhe trazer a certeza para viabilizar seu projeto ou não... (não, porque ao lermos nossas respostas, podemos chegar à conclusão de que não é bem isso que queremos ou que não vale a pena dispender tempo, energia ou dinheiro nesse projeto).

Exemplo prático:

MINHA PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

"Quero fazer a minha primeira viagem internacional para o país x, visitar as cidades y, z, nas minhas próximas férias com a família, permanecer quinze dias, fazer passeios e compras".

Pergunte-se:

- Hoje tenho condições financeiras para custear essa viagem?

- O país que quero conhecer necessita de passaporte, visto ou vacina?

- Conheço o básico do idioma desse país para que eu possa ir sozinho ou terei que ir com uma agência de viagens?

- Minha família estará em férias também, não haverá nenhuma comemoração ou data importante que poderá impedir a nossa viagem?

Acrescente suas dúvidas também, torne esse início o mais detalhado para que você possa chegar ao planejamento das suas ações.

Uma amiga dizia que preferia começar com um Fusca para chegar à um Porsche, ela não queria um Porsche, é claro, mas hoje ela troca seu veículo a cada dois, três anos por um zero quilômetro e já é proprietária de dois imóveis. Com este exemplo real, quero dizer que para todo grande sonho, comece dando um passo de cada vez, assim você não desanima e não deixa de realizar os seus sonhos.

Planejar, Criar Metas e Organizar

Com o objetivo definido, inicie o planejamento criando metas seguindo uma ordem de execução, onde a meta finalizada lhe dará suporte para a realização da próxima. Coloque data e prazo para cada meta, assim seu projeto está sempre ativo.

Voltando ao nosso exemplo:

Meta final: defina data, mês e ano.

1ª Meta: pesquise - hospedagens, passagens, passeios, locomoção, alimentação, custo passaporte, custo do visto, etc.

2ª Meta: analise suas finanças e verifique quanto pode poupar ao mês, quanto pode comprar de moeda estrangeira ao mês, eventuais receitas que você poderá receber durante o seu projeto, etc.

3ª Meta: providenciar o passaporte e visto.

4ª Meta: vacinação, se necessário, reservas de hotel ou hotéis, passagens de avião, transfer, passeios, etc.

5ª Meta: organizar os preparativos para a viagem

Acompanhar

O acompanhamento é a ação que manterá o seu projeto em movimento. A cada período, semanal, quinzenal ou mensal, analise o andamento do seu projeto, onde você está, o que está pendente e quanto falta para você chegar ao resultado final.

Atenção: este é o momento crucial, pois muitas pessoas desistem nesta fase, porque não fez uma boa avaliação inicial ou porque simplesmente nosso dia a dia, nos leva para outras prioridades imediatas.

Pensemos juntos, não existe uma fórmula mágica para iniciarmos um projeto e termos êxito 100% do início ao fim, muitas interferências podem ocorrer, mas isso não significa que seu sonho tenha que morrer. O que sempre podemos fazer é reanalisar nosso objetivo, nosso planejamento e fazer ajustes, alterando prazos, melhorando nosso projeto...

Podemos também chegar à um ponto que ao analisarmos nossas metas, percebemos que podemos ir além do que planejamos. Se isso acontecer com você, será fantástico! Sabe por que? Porque significa que você está no caminho certo!

O planejamento e a organização são viciantes quando começamos a finalizar projetos, depois que aprendemos como fazer (tudo é prática e aperfeiçoamento) não queremos parar mais. Você sempre estará buscando novas realizações!

Mas, não se esqueça, aplique o que aprendeu em projetos pessoais, profissionais e familiares para manter equilíbrio em sua vida pessoal.

Como estão seus projetos? Tem dúvidas, envie sua mensagem!


Foto: Pixabay

#agosto #produtividade #planejamento #viagem #qualidadedevida

60 visualizações