Sua vida está um caos? Faça uma pausa!

Atualizado: Mar 25


Sabe quando nada mais anda ou tudo o que você se propôs a fazer não acontece? Você tenta e nada?! Isso é muito comum quando estamos com muitas tarefas, compromissos e, atuando em muitos papéis...


Isso não acontece somente com pessoas que não planejam, muito pelo contrário... mesmo eu sendo uma profissional da organização e produtividade também passo por essa fase... A diferença é que estou preparada para perceber a situação e agir rapidamente. Não dá para pedir para o mundo parar de girar enquanto coloco a vida em ordem, não é mesmo?


Então você me pergunta: "O que eu faço?!!! Meus filhos não param, meu trabalho está atrasado, minha casa está um caos, meus familiares me procuram o tempo todo, não durmo direito, etc, etc, etc..." Vou responder a sua pergunta passando algumas dicas!




Respire


Poucos minutos não serão uma perda, serão um benefício para você restabelecer o seu equilíbrio. Seu coração irá desacelerar e sua mente se acalmará. Faça isso e note a diferença! Então você estará pronto (a) para encontrar uma solução para sair desse caos!






Liste tarefas e compromissos


Liste tudo o que só você está fazendo! Tudo mesmo! Cuidados com a casa, com os filhos, com os animais de estimação, receber familiares nos finais de semana, tarefas profissionais, estudos, cuidados pessoais, pedidos de ajuda, etc.





Trabalhe sua lista


Classifique cada item da lista em:


Importante (poderá se tornar urgente amanhã ou alcançará um objetivo maior)

Urgente (causará algum prejuízo futuro)

Circunstancial (não há benefício)



Verifique se a tarefa e o compromisso realmente são seus. Este é um ótimo momento para você atribuir a responsabilidade aos outros membros da residência ou do trabalho. Mesmo sendo responsável, verifique se há como delegar a terceiros, mas sem deixar de ser responsável pelo resultado...



Hora de reorganizar


Após a análise, você perceberá que estava fazendo muita coisa que não é tão importante assim ou que outra pessoa poderia fazer para ou por você! Que alívio, hein?

Agora distribua em sua agenda e/ou planner suas tarefas e compromissos de forma equilibrada sem sobrecarregar um único dia.


Outra distribuição muito importante e valiosa é alocar tarefas e compromissos de acordo com o contexto, ou seja, não faça tarefas do trabalho em casa ou vice-versa. Esteja focado (a) na tarefa ou compromisso de acordo com o momento presente e o ambiente adequado.


Vamos começar agora? Ficou alguma dúvida? Envie sua pergunta!



#qualidadedevida #planejamento #agenda #produtividade


0 visualização

@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook