Setembro - Tarefa do Mês: Renascer

Atualizado: 18 de Jun de 2019



Setembro nos traz a Primavera, estação agradável. Temperatura amena, as flores e as folhas verdes começam a enfeitar as ruas e assim um novo ciclo se inicia; e a Natureza nos brinda com um novo começo!

Atualmente, seguir os ciclos da natureza com toda essa “evolução” humana e tecnológica, nem sempre é possível. Pessoas dormem enquanto outras trabalham, trabalham enquanto outras descansam e, assim a sociedade vive suas regras capitalistas. Vivemos um momento de tantos compromissos e tarefas que mal conseguimos parar e pensar como somos afetados por esse estilo de vida.

Se a natureza existe independente às nossas atividades do dia a dia e, como seres humanos fazemos parte dela, não seria interessante, metaforicamente falando, seguir os seus ciclos de nascimento, morte e renascimento dentro de nossas rotinas? Assim conseguiríamos ter mais equilíbrio mental e emocional para termos serenidade em tomar decisões importantes em nossas vidas.

Este mês não pensei em tarefas como sugestões para implementar o seu dia a dia, pensei em tarefas para que você pare e pense sobre si mesmo e descubra qual é o seu estilo de vida atual. Você poderá ficar surpreso ao descobrir o quanto nós deixamos as coisas passarem sem ser percebidas.

Hábitos

Na natureza quando algo prejudica o sistema, este algo é eliminado, simples, não? Para ela... porque para nós na maioria das vezes é uma dificuldade enorme. Só podemos eliminar um hábito prejudicial quando começamos a nos incomodar (não aos outros). Então o que podemos fazer?

De repente você percebe um hábito que não quer mais, mas não consegue se livrar dele. Para eliminá-lo, não podemos nos enganar, pense comigo, se temos um hábito há muito tempo é porque ele traz alguma gratificação emocional, porque racionalmente você sabe que não lhe faz bem... Mas você se conscientizou e não quer mais, este é o primeiro passo!

Não tenha pressa ou se culpe, por favor... mesmo porque um hábito não se adquire em um dia e você até este momento sentia-se à vontade com ele, certo?

Então faça o seguinte: aproveite um tempo sozinho(a), pense quais sensações você sente com esse hábito e anote tudo que lhe vem à mente, depois de feito isso, comece a pensar em alternativas, substituições gratificantes e positivas, não vale trocar seis por meia-dúzia... “Vou parar de fumar e comprar um cigarro eletrônico...” Humm... Primeiro, o hábito não foi eliminado e segundo, o cigarro eletrônico é tão nocivo quanto o normal. Não vai funcionar e quando você perceber estará fumando novamente. Ou, "Vou comer só comida light e diet, assim não engordo." Mantendo essa dieta sem supervisão de um especialista você poderá ter uma deficiência de nutrientes e não é garantia de emagrecimento.

Vá com calma, não tenha pressa, mas persista! Peça ajuda à pessoas que você confia e não lhe cobrarão resultados, mas lhe darão o apoio necessário e o ajude nessa transição. Às vezes, somente conversando, você percebe novas possibilidades.

Rotinas

Nem sempre as pessoas conseguem viver o nascer e o por do sol como deveriam. A natureza é organizada, já parou para pensar? O que a altera são as intervenções do homem no planeta, mas que ela é organizada, disso ninguém pode duvidar.

Cada um de nós temos um estilo de vida, uma cultura, uma criação, uma ideia do que é melhor para nós e nossa família. Independente a isso, a rotina é muito importante quando adaptada à nossa fisiologia, ou seja, quando nos organizamos nos equilibramos e, assim, podemos realizar nossas tarefas e atender aos nossos compromissos com mais serenidade.

Quer uma motivação para começar a implementar o seu dia a dia? Imagine o tempo que você poderá otimizar seguindo uma rotina e fazer o que quiser com o tempo que sobrou. Descansar, ler, fazer academia, fazer um trabalho manual, encontrar amigos; sempre temos algo que sempre lamentamos em não fazer porque não temos tempo, pense nisso e anime-se! Exemplos:

Casa: guarde tudo que estiver fora do lugar diariamente, não deixe a louça para o outro dia, coloque a roupa na máquina enquanto faz outras tarefas, deixe pronto ou já pense em que roupa e acessórios irá usar no dia seguinte, deixe seu café da manhã semipronto, arrume sua cama pela manhã, verifique uniforme e lições dos seus filhos, etc.

Pessoal: comece a diminuir o ritmo pelo menos uma hora antes de dormir, busque um tempo para fazer o que gosta, controle suas consultas médicas, descubra qual o melhor período para fazer determinadas tarefas, desenvolva a sua organização pessoal, desligue-se um pouco das mídias sociais e comece a pensar nos seus objetivos, faça meditação, busque uma religião ou pratique aquilo que acredita ser uma conexão com o superior, etc.

Trabalho: chegue alguns minutos antes de começar o expediente para verificar sua agenda e suas tarefas, desligue as notificações do celular e e-mails e defina períodos para checá-los, prepara-se com antecedência para reuniões, utilize o horário do almoço para almoçar (é bom desligar um pouco e voltar com mais energia), não leve trabalho para casa, etc.

Pense em suas necessidades e implemente as sugestões acima.

Espero que tenham gostado! E, ótima Primavera a todos!

Foto: Pixabay

#Primavera #setembro #equilibrio #harmonia #Natureza #qualidadedevida #organização

0 visualização

@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook