Organize-se neste Outono

Atualizado: 18 de Jun de 2019



O Outono é a estação do ano que representa o início de nossa renovação e novos projetos. É a transição entre o velho e o novo.

Este é um ótimo momento para planejarmos como iremos atingir nossos objetivos, avaliando o que plantamos e o que colhemos para passarmos pelo Inverno sem nos preocuparmos.

Contudo, se em sua avaliação sua colheita não foi abundante, este também é o momento perfeito para uma reflexão e definição do que você quer e do que você não quer para si e, iniciar seus novos projetos!

Aqui darei sugestões para que você tenha mais tempo, qualidade de vida e consiga se dedicar somente às suas prioridades. Quando sua vida pessoal e seus ambientes estão organizados, você consegue ter mais foco em seus objetivos. Então vamos lá!

Organização Pessoal

- Como está sua declaração de imposto de renda? Prazo para transmissão 30 de abril.

- Avalie seus projetos finalizados e em andamento. Faça uma análise de seus acertos e de seus erros, as experiências que você adquiriu podem e devem ser aplicadas em novos projetos. Esse exercício é muito bom, que muitas vezes, no dia a dia, não fazemos. Com o resultado dessa análise você poderá desenhar ou redesenhar suas metas para atingir seu objetivo .

- Se você ainda não iniciou nenhum projeto, leia Realize suas promessas de fim de ano!, nele você aprenderá como encontrar as suas prioridades e atingir metas.

- Use as duas ferramentas de organização mais importantes para você se organizar e gerenciar o seu tempo: a agenda e a lista de tarefas, com elas você consegue definir suas prioridades e fazer acontecer os seus projetos. Não sabe como usá-las de forma eficaz? Então leia Ferramentas para sua organização: Agenda e Lista de Tarefas.

Organização Profissional

- Alinhe-se aos projetos de sua empresa e priorize as tarefas, nas quais você é responsável.

- Peça feedback aos seus superiores, para que não chegue no prazo final estabelecido de uma entrega e você descubra que seu trabalho não foi solicitado da maneira como você o executou.

- Faça planejamentos para cumprir os prazos pré estabelecidos.

- Delegue o máximo que você puder.

- Aprenda a dizer não! Se não for possível, aprenda a negociar prazos.

- Execute as tarefas que mais solicitam sua energia, no período em que você está com mais disposição. E, tarefas rotineiras que não necessitam de decisões importantes, naqueles períodos em que sua mente já está mais lenta.

- Faça pausas entre uma tarefa e outra, com isso você muda sua perspectiva e "desliga o botão" da tarefa anterior, principalmente se ela lhe causou muito estresse.

- Mais uma vez, mantenha sua agenda e lista de tarefas atualizadas. Uma dica que eu utilizo é a da Tríade do Tempo (Christian Barbosa): faça um planejamento da semana inteira um dia útil antes dela começar, assim você inicia na segunda-feira sabendo o que fazer, priorizando o que é importante e evitando as urgências.

- Mantenha seu espaço de trabalho organizado, isso faz muita diferença, não duvide disso, faça um teste. Nosso cérebro em meio ao caos de papéis e objetos espalhados pela mesa perde tempo para focar no que é importante, ele procura por informações na desordem, com isso você fica mentalmente cansado e a informação que você necessita chega até você com atraso. - Faça seu arquivo e triture documentos semanalmente, não acumule.

Organização Residencial

- Libere espaço em seu guarda-roupa, guarde as roupas de verão no maleiro ou prateleiras altas e organize suas roupas de meia-estação na parte acessível do guarda-roupa para facilitar o seu dia a dia. Aproveite e faça descarte, deixe somente roupas que realmente você usa. E, faça uma verificação de alguma peça ou calçado que você precisará comprar.

- Lave cobertores, mantas, tapetes e cortinas para quando o inverno chegar estarem limpos e prontos para uso.

- Despensa: esvazie e faça a higiene do local. Verifique a data de validade de todos os alimentos e faça o descarte. Prepare uma lista de compras para reposição. Ao retornar os alimentos à despensa, organize separando por categorias: enlatados, cereais, sobremesas, etc. e ordene colocando os produtos com menor prazo de validade na frente.

- Cozinha: aproveite também e reorganize eletrodomésticos e acessórios utilizados com mais frequência, deixando-os mais acessíveis!

- Geladeira: aproveite o tempo ameno e faça uma higienização completa.

- Se você está pensando em aquecer melhor a sua casa e não quer comprar um aquecedor, dependendo da região em que você reside, o frio não é tão intenso, coloque tapetes, mantas, xales e cortinas mais encorpados.

- Mas se a umidade é um problema na sua residência, vale a pena investir em desumidificadores.

- Outra providência útil para antes do inverno chegar é verificar a existência de vazamentos, testar a vedação de janelas e geladeira e fazer a manutenção de rejuntes em pisos e pias. Verifique também máquina de lavar e secadora.

Bem espero que você aproveite essas dicas de organização para que seu Outono lhe proporcione o que ele tem de melhor e você tenha mais tempo para realizar o que é mais importante para você, não perdendo tempo com a falta de organização.

Ficou alguma dúvida? Mande uma mensagem que responderei com o maior prazer. E, se você tem mais sugestões, compartilhe conosco, ficarei muito feliz! Gosto de aprender também!

Foto: Pixabay

#Outono #organização #qualidadedevida #planejamento

0 visualização

@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook