Organize-se e alcance seus objetivos em 2020

Atualizado: Mar 25

Início de ano para mim significa mais uma oportunidade, onde posso finalizar ou iniciar novos projetos para a realização dos meus objetivos. Deixei de fazer promessas na virada do ano há muito tempo e passei a fazer um bom planejamento, que reviso periodicamente, não só no fim do ano e, com este planejamento em mãos organizo o meu dia a dia.


Um dos motivos de as promessas de virada de ano não serem colocadas em prática é porque, além de termos o desejo, temos que agir. E, esse agir é a parte que complica tudo, pois depois da virada, vem a realidade... Tarefas e compromissos que não fazem parte do nosso propósito maior que são os nossos sonhos...



Para que seu Ano Novo seja mais leve e você consiga colocar em ação as suas promessas, seguem algumas dicas para você se organizar e ter mais tempo. Mas, se você ainda não deu forma às suas promessas, leia antes: Planejamento: realize suas promessas de fim de ano!


Planejamento


Não há organização sem planejamento! E, sem agenda... Somos bombardeados por informações diariamente e isso nos traz um desgaste enorme se não soubermos priorizar nossos compromissos e tarefas.


Administre o seu tempo com uma boa agenda que deve possuir no mínimo planejamento anual, mensal, semanal e espaço para anotar suas tarefas diárias. Se você não gosta de agenda física, procure um aplicativo que atenda à essas exigências mínimas.


Mantenha sua programação flexível, não coloque em sua agenda compromissos e/ou tarefas que ultrapassem o tempo que você tem disponível, deixe sempre uma folga entre um e outro caso você tenha que compensar algum atraso.

Lembre-se: compromissos tem dia e hora marcados; tarefas, não.


Não deixe de reservar um espaço em sua agenda para tarefas e compromissos ligados as suas promessas.

Distribua suas tarefas durante a semana, não sobrecarregue sua lista em um único dia, evite frustrar-se por não cumprir com o programado. Separe suas tarefas por contexto, ou seja, se você vai ao shopping center, anote tudo o que pode ser resolvido no mesmo local.


Tarefas mais complexas devem ser realizadas no período em que você esteja mais produtivo. Caso o tempo de execução seja muito longo, faça em curtos períodos com pequenos intervalos. Ou, distribua-a em mais dias.


Durante o intervalo entre as tarefas, levante, tome um copo com água, dê uma pequena volta. Aqui não vale se distrair no celular... seu cérebro precisa sair do modo atenção para descansar.


Tempo


Não há nada melhor do que chegarmos em casa depois de um dia de trabalho se jogar no sofá, ligar a TV ou dar uma espiada nas redes sociais, mas... e o dia seguinte? Se perdemos a hora, não conseguimos tomar um café da manhã decente, não encontramos as chaves (celular ninguém perde... rs), a roupa que queríamos usar está amassada e assim vai... um caos E, já saímos de casa estressados.


Para iniciar o seu dia mais leve, comece a adotar os seguintes hábitos:

  • Guarde suas chaves e seus pertences em um local visível, crie um cantinho na entrada da casa;

  • Prepare a mesa do café da manhã com alimentos que possam ficar fora da geladeira e deixe a cafeteira pronta com água e café;

  • Organize seus pertences para o dia seguinte em sua bolsa ou mochila;

  • Verifique sua agenda e veja se há contas a pagar ou documento que você precise levar ao sair no dia seguinte;

  • Separe suas roupas e acessórios.


Casa


Nossa casa pode ficar fechada uma semana e quando voltamos ela estará suja, não é mesmo? Se você não tem tempo para fazer a manutenção da limpeza e manter a casa organizada antes da próxima limpeza pesada, faça pequenas tarefas diariamente.


Tarefas diurnas:

  • Arrume sua cama antes de sair;

  • Ao terminar de usar o banheiro coloque um produto desinfetante no vaso e limpe a pia com toalhas de limpeza umedecidas;

  • Estenda a toalha de banho;

  • E, se der tempo, lave a lave a louça do café da manhã.

Tarefas noturnas:

  • Coloque a roupa suja no local adequado ou se você tiver uma quantia suficiente coloque para lavar;

  • Deixe sua casa em ordem, passando por todos os cômodos e recolhendo objetos que estejam fora do lugar e guarde-os;

  • De acordo com a necessidade, tire o pó dos móveis, passe uma vassoura ou MOP pela casa;

  • Ao preparar o jantar, lave os acessórios e panelas, assim ao terminar sua refeição você terá somente a louça para lavar;

  • Não vá para cama sem deixar a cozinha em ordem para o dia seguinte.


Nossa casa é nosso refúgio e uma casa limpa e organizada é certeza de mantermos nosso emocional e nosso mental equilibrados.


Equilíbrio


Houve momentos em que me vi com muitos projetos em andamento e aceitando outros, esse é o meu jeito e tenho que me policiar constantemente. Com isso aprendi a dizer NÃO para mim, não só para os outros e a dar mais atenção as minhas necessidades básicas.


Para termos um resultado positivo, precisamos manter nosso físico, nosso mental, nosso emocional e nosso espiritual em equilíbrio.


Não deixe de lado sua alimentação, seu sono, seu lazer, seus relacionamentos e sua espiritualidade, sem eles você não alcança nenhum resultado satisfatório. Do que adianta conseguir realizar aquela viagem dos seus sonhos, se quando você chegar lá, você não tem nem energia para desfrutar este momento tão especial?



Espero que essas dicas possam ajudar você a colocar um pouco de ordem no seu dia a dia e lhe trazer mais tempo para aproveitar o que realmente importa para você neste ano que se inicia!




0 visualização

@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook