Organize a volta às aulas

Atualizado: Jan 15



A volta às aulas sempre é uma dificuldade para os pais, crianças e adolescentes. Durante as férias os horários são menos rígidos, não há a obrigatoriedade de tarefas escolares e as atividades são livres.

Nesse momento de volta às aulas, os pais tem um papel importante, pois são eles quem devem voltar à rotina para que seus filhos possam segui-los. Após longas férias, o segredo é readaptar a rotina da família!

Vamos nos organizar?!

Antes da Volta às Aulas

  • Verifique a lista de materiais e uniformes e já providencie! Evite lojas cheias, falta de materiais e, economize tempo e dinheiro, fazendo uma pesquisa prévia de preços.

  • Pelo menos quinze dias antes do retorno às aulas, estabeleça o horário que todos devem dormir e acordar, de acordo com o horários escolar.

  • Envolva os seus filhos na organização do local que eles farão suas tarefas escolares. Veja o que é necessário para que esse local seja apropriado, como por exemplo, móveis, iluminação e acessórios. E, não se esqueça de deixar as distrações, se possível, longe desse local.

Ao iniciar as aulas

  • Estabeleça horários para a realização das tarefas escolares, recreação, alimentação e repouso. Não seja rígido com os horários, seja flexível, saiba negociar ensinando responsabilidades.

  • Ensine seus filhos a adotarem rotinas. Ao chegarem da aula, colocarem uniformes sujos para lavar, os limpos guardarem em local pré-determinado, tirarem utensílios de lanche da mochila e colocar para lavar. Antes de irem dormir ou após as tarefas escolares, deixar materiais e uniformes organizados para o dia seguinte. Assim, você evitará atrasos ao saírem para a aula.

  • Deixe a mesa do café da manhã preparada, sabemos que as tarefas dos pais também é estressante, vamos começar o dia sem correria.

  • Acompanhe as tarefas escolares de seus filhos, marcando um dia da semana para uma conversa com seus filhos, perguntando quais são as dificuldades, as matérias que eles não gostam muito, sobre seu relacionamento com os colegas, os professores, os funcionários do colégio e o tio ou tia do transporte escolar.


É muito importante acompanhar seu filho logo no início das aulas, assim vocês estreitam a relação pai e filho e você dará a oportunidade à eles de exporem suas dificuldades e expectativas. Assim, você não terá surpresas no final do ano.

Lembre-se seu filho está em formação, não possui experiência ainda para resolver problemas que possam surgir no colégio.

Fotos: Pixabay e Pinterest

#organização #planejamento #rotina #filhos #família

0 visualização

@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook