Organizados x Desorganizados

Atualizado: 18 de Jun de 2019



Quando temos o hábito da organização, nossa vida funciona de acordo com ela, ao dividirmos um espaço com uma pessoa desorganizada ou várias, isso nos incomoda muito, levando até à discussões diárias.

Esse é o nosso estilo de vida que escolhemos e sabemos que quase tudo funciona perfeitamente. Vamos entender o outro lado, para que possamos melhorar essa convivência.

Frases de uma pessoa desorganizada e o que possivelmente ela está sentindo:

“Me encontro na minha bagunça” (Estou perdido e não sei como me achar...)

“Essa bagunça não me incomoda" (Não aprendi a viver de outra forma...)

Geralmente, as pessoas desorganizadas são tão criticadas que elas acabam criando mecanismos de defesa ao serem, por assim dizer, “atacadas” pelos organizados de plantão. Vamos pensar juntos, quando uma pessoa diz que se encontra na sua própria bagunça ou conforma-se da forma como vive, mesmo em meio ao caos, não há como concordarmos que ela está bem, certo?

Não vamos insistir que ela mude a sua forma de agir, vamos ajudá-la a sentir o quanto a organização pode trazer benefícios, como encontrar suas coisas perdidas, sentir conforto em um ambiente em ordem, principalmente o equilíbrio mental, encontrar aquela roupa que ela tanto gosta. Você vai perguntar: Mas como se ele (a) não me dá ouvidos?!

Nesses casos, será com o envolvimento da pessoa, o fazer juntos! Como ela vai realizar algo que nunca aprendeu? Alguém precisa ensinar e poderá ser você! Para isso temos que ter muita paciência e compaixão, pois poderá levar um tempo e no início a pessoa insistirá nas frases mencionadas acima. Não desista, pense que se você convive com essa(s) pessoa(s) é porque existe um relacionamento emocional.

Frase de uma pessoa que aparentemente é desorganizada:

“É assim que eu quero e é assim que me sinto bem” (Confiança)

Quando a pessoa “rotulada” como desorganizada declara a frase acima com segurança, ela realmente sabe o que quer e não está em sofrimento emocional ou mental. E, se realmente a sua vida funciona e traz os resultados que ela almeja, não há motivo para discussões.

Só vale lembrar que nessa situação, temos uma saída! Pediremos que ela respeite os limites dos demais e deixamos a vida seguir... Ah! Com assertividade, não com agressividade, pois essa pessoa tem muita personalidade!

Agora vamos parar um pouquinho e nos perguntar...

Será se o meu padrão de organização não estaria muito além do aceitável? Vale a pena rever prioridades e relacionamentos, com isso ganhamos qualidade de vida e não nos sentiremos sobrecarregados!

Como menciono muitas vezes aos familiares, colegas e clientes: “Ser organizado, não é estar engessado; ser organizado é ser livre para realizar os seus sonhos.”

Vamos construir um espaço harmônico para que todos possam desfrutar dele e manter um relacionamento saudável, tão negligenciado nos dias atuais!

Foto: Pixabay

#organizado #desorganizado #organização #integração #harmonia #desorganizaçãocrônica

110 visualizações

@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook