Novembro - Último Bimestre do Ano!

Atualizado: Jan 15


Neste finalzinho de ano, devemos ficar muito atentos, as pessoas começam a pronunciar as célebres frases: "Não dá tempo para iniciar mais nada", "O ano está acabando.", "Estou correndo contra o tempo.”, "Agora só quero pensar nas férias.", "Não sei como vai ficar o país." e por aí vai... Se você não estiver determinada (o) em realizar seus projetos, poderá entrar nesse inconsciente coletivo e daí esquece! “Só depois do Carnaval!” Se não desanimar...

Novembro é um ótimo mês para fazer um balanço do que foi realizado, analisar projetos em andamento e, ouso dizer, começar a pensar no próximo ano... Vamos fazer um levantamento e verificar como estão os seus projetos?

PROJETOS EM ANDAMENTO

Para ajudá-la (o) a fazer sua análise, responda às seguintes questões:

- Quais metas já foram alcançadas?

- Quais serão os próximos passos?

- Quais foram as dificuldades e como solucionou?

- Está seguindo sua agenda de compromissos e lista de tarefas?

- As listas de tarefas estão de acordo com os seus projetos?

- Como está o seu prazo para a finalização do projeto? Necessita de ajuste?

- E, a reserva financeira?

Após você fazer sua análise, verifique se alguns dos pontos abaixo estão atrapalhando na execução do seu projeto e veja como ajustar:

- Muitas tarefas e compromissos: Organize de acordo com o seu tempo, sempre checando sua agenda e atualizando as informações. Ao organizar, priorize o que está com o prazo se esgotando, depois o que é importante. E, delegue o máximo possível.


- Solicitações de terceiros que não fazem parte do seu projeto pessoal ou profissional: Quando surgir alguma solicitação profissional e de seu superior, apresente o que você está fazendo no momento e pergunte à ele qual deverá priorizar, não tenha receio, divida responsabilidades.

Em assuntos pessoais, diga à pessoa que solicitou a sua ajuda para ela mesma iniciar a tarefa e, logo que você terminar a sua, você poderá ajudá-la... Isto funciona...


- Excesso de distrações, principalmente, mídias sociais: Utilize seu tempo livre em sites confiáveis que possam enriquecer seu conhecimento e desenvolvimento pessoal.


- Passar do nosso limite físico e mental aceitável: Sou ré confessa, sempre estou envolvida em projetos, este ano passei do limite em quantidade... Temos que tomar muito cuidado quando fazemos aquilo que temos paixão e que faz parte da nossa missão de vida, sempre poderá ocorrer exageros...

Para resolver essa situação, abri mão temporariamente dos projetos com prazos mais flexíveis e, os atuais estou trabalhando, dividindo compromissos e tarefas dentro de um período pré-estabelecido, assim consigo produzir melhor e restabelecer meu equilíbrio pessoal, familiar e profissional.


PARA QUEM NÃO INICIOU NENHUM PROJETO ESTE ANO

Leia o post Planejamento: realize suas promessas de fim de ano!

Não há data para iniciarmos nossos projetos pessoais ou profissionais, basta nos permitir um tempo pessoal, analisar nossa situação presente e a necessidade em nos sentirmos realizados. Depois, fazer acontecer!

Uma mudança interior sempre virá a partir da sua vontade de realização! Para aquelas muitas pessoas que já me disseram em consultório que somente mudariam quando algo externo acontecesse, sempre disse à elas e continuo dizendo: “Então você nunca mudará!” Pense nisso...

Siga em frente! Como diz meu mentor de produtividade, Christian Barbosa: "Pare de correr e comece a andar." E, eu, como profissional da organização e psicanalista, acrescento: "Pare de esperar algo externo acontecer, faça você mesma (o) acontecer!".

Como estão os seus projetos? Conte para nós!

Fotos: Pixabay

#organização #produtividade #planejamento #tarefas #Novembro

0 visualização

@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook