@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook

Curso à distância: Um Desafio à Organização Pessoal


Os cursos à distância vieram para nos ajudar e muito com a nossa falta de tempo, em cidades com trânsito intenso e transporte público caótico. Mas, você está preparada(o) para o estudo à distância?

Resolvi escrever este post, pois eu e o meu marido adotamos os cursos online há algum tempo pela praticidade sem perda de tempo. Quando chego em casa, ligo o computador e começo a estudar. Nada de chegar tarde, não se alimentar corretamente e dormir pouco.

Mas, ultimamente, venho notando que as exigências ou a falta de adaptação para o aluno à distância vem dificultando as nossas vidas... Vou passar algumas dicas de acordo com as nossas experiências para que você não tenha problemas no futuro e como se organizar para estudar.

Antes de você se matricular em um curso à distância:

- Pergunte-se: Sou organizada(o)? A organização é o fator mais importante para que você chegue até o final do curso, pois se você não seguir o que o curso lhe propõe, você poderá acumular conteúdos e atividades.

- Procure saber como são os exercícios propostos e as avaliações. Conheço uma universidade que cronometra o exercício e se você não conseguir fazê-lo perderá pontos e, as provas são realizadas em um único dia (4 matérias!!!). O tempo mal dá para você ler as questões, quanto mais pensar e responder. Fiquem atentas(os)! Porque depois de matriculado, talvez, fique com uma dívida mesmo desistindo do curso.

Nem tudo são tragédias... Há cursos conceituados que você terá um prazo de um ano para realizar, mas mesmo assim fique atento aos prazos, pois passado um ano, você perde o acesso à plataforma e o seu investimento.

- PCD: se você é portador ou portadora com deficiência, certifique-se que é oferecida adaptação específica à sua deficiência, até mesmo para quando você for realizar uma prova no local. Existem leis que garantem toda assistência ao estudo, independente à deficiência. Fiquei emocionada ao ver uma Universidade disponibilizar em sua plataforma de estudos recursos para deficientes visuais e auditivos. Saiba que você tem direitos garantidos pelo Governo Federal. Uma instituição de ensino que não respeita os seus direitos, não vale a pena ser levada à sério.

- Busque por instituições e profissionais reconhecidos. Atualmente, existem muitas ofertas a preços baixos ou exorbitantes com certificados que não tem validade alguma no mercado de trabalho ou conteúdo duvidoso.

Escolheu seu curso? Então agora prepare-se!

- Leia atentamente os avisos do curso, principalmente o cronograma.

- Assista as aulas ao vivo, você terá a oportunidade de fazer perguntas e receber as respostas.

- Não conseguiu assistir às aulas ou o curso somente oferece aulas gravadas? Então, programe-se para assisti-la no máximo um dia após ser disponibilizada para não atrasar suas entregas.

- Separe pelo menos duas horas de estudos diários, se você deixar para o final de semana terá muito conteúdo e atividades a serem entregues.

- Não consegue estudar durante a semana? Faça o possível para adiantar a leitura de conteúdo e/ou assistir às aulas disponibilizadas.

- Mantenha uma planilha de estudos incluindo: módulo, atividades, conteúdos e data de entrega.

Saiba que um curso online (que não é nada parecido com mídia social), o professor/tutor não estará à sua disposição quando você tiver aquela dúvida crucial no domingo à tarde. Normalmente, o professor/tutor tem um prazo para dar a resposta, mas existem algumas instituições que mantém um plantão de dúvidas durante a semana.

Hoje posso me atualizar profissionalmente e obter novos conhecimentos sem abrir mão do meu tempo. Temos que fazer ajustes em nossa rotina, mas é algo que nos traz muito benefício a médio e longo prazo.

Então, vamos estudar? Sou apoiadora de quem estuda, à distância ou não, pois sei que este é o melhor caminho a ser percorrido para se alcançar objetivos e ver o mundo como realmente ele é. Deixe de ser levado pela opinião de massa, com conhecimento você questiona e se posiciona de acordo com os seus valores pessoais.

Você tem mais alguma dica? Ainda está em dúvida ou está com alguma dificuldade? Escreva-me!


Foto: Pixabay

#estudo #projetos #qualidadedevida #organização #produtividade #planejamento

50 visualizações