@oprah.seven no Instagram

@ 2020 por Rosana Marcondes

  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook

5 Passos para Organizar as Refeições



Uma alimentação saudável vai além de escolhas de alimentos nutritivos. O local em que preparamos e realizamos nossas refeições quando organizados contribuem para que tenhamos prazer em preparar e saborear nossas receitas favoritas e ao mesmo tempo cuidar de nossa saúde.

Antigamente nossas avós se dedicavam às refeições do café da manhã até ao leite morno quando não conseguíamos pegar no sono, hoje, infelizmente, mal conseguimos tomar nosso café da manhã antes de sairmos e, o preparo de uma refeição mais elaborada requer um tempo maior e acabamos por não resistir às refeições prontas e rápidas.

Se você se encontra com falta de tempo, como a maioria de nós, ou simplesmente não sabe por onde começar, siga os passos a seguir e acrescente qualidade de vida no seu dia a dia e de sua família:

1º Passo: Organize a cozinha!

Uma cozinha desorganizada dá até desânimo, não é mesmo? Aí vem aquela vontade de fazer um lanchinho com o que tem disponível na geladeira e pronto... Vamos ter mais prazer ao cozinhar, afinal de contas cuidar do nosso alimento faz parte de um dos fatores que nos proporciona saúde e energia para enfrentarmos as várias tarefas do cotidiano.

Não vou mentir... Inicialmente a organização será trabalhosa. Se você não tem muita disponibilidade de tempo, faça um planejamento por setores, a cada dia ou a cada final de semana, mas lembre-se, comece e termine. Digo isso porque deixando inacabado você não verá o resultado final e é esse resultado que lhe trará a vontade de iniciar o próximo setor!

Então, vamos lá?!

- Despensa:

Não importa seu tamanho, se pequena, se grande, após a organização, ela se tornará prática e funcional, colaborando muito com o seu dia a dia!

Inicie pela limpeza geral! Tire todos os alimentos e ao mesmo tempo verifique a data de validade, condições das embalagens e, descarte o que está vencido! Separe os alimentos que voltarão para a despensa.

Agora, higienize todo o seu interior e seque muito bem, evitando a umidade para não prejudicar os alimentos que poderão se deteriorar antes do seu vencimento.

Ao retornar os alimentos à despensa, setorize: cereais, matinais, enlatados, óleos, massas, etc. com prazo de validade maior no fundo e, menor à frente. Com essa disposição, os alimentos serão identificados com mais rapidez e não se corre o risco de comprar produtos em duplicidade.


Aproveite e crie uma lista do que há em estoque, com isso a administração da despensa ficará muito fácil e, até mesmo ao preparar uma receita, você não terá a surpresa de descobrir que está faltando o fermento para o bolo que você queria tanto fazer naquela tarde de domingo...

- Geladeira:

O procedimento é o mesmo que o da despensa. Esvazie, descarte alimentos vencidos, higienize e organize.

Abaixo tabela de como dispor os alimentos na geladeira, aproveitando melhor a refrigeração e mantendo o alimento por mais tempo:


- Acessórios para o preparo das refeições, eletrodomésticos e louças:

Mais uma vez esvazie armários e gavetas, jogue fora o que não é utilizável (ou use a imaginação para um reaproveitamento) e higienize os locais.

Separe os acessórios por categoria: panelas, pratos, talheres, travessas, potes, copos, medidas, etc. E, depois, subdivida por: uso diário, uso para ocasiões especiais ou para receitas que são preparadas esporadicamente ou sazonais (panelas, eletrodomésticos, etc.).

O que é utilizado com frequência deve ficar sempre à mão em: bancadas, armários baixos, próximo ao local de preparo, embaixo da pia, etc. Veja a seguir algumas sugestões:


2º Passo: Organize o local para as refeições

Assim como a cozinha, o local onde nos alimentamos deve ser organizado. Comer sentado no sofá, em pé ou em um ambiente não apropriado, não ajuda você a aproveitar esse momento, que pode ser o único em que você respira e relaxa. Pense nisso!


Daí você pode dizer: Mas não tenho tempo para isso! Então vai a dica: faça ajustes nos horários. Café da manhã: deixe tudo separado e organizado na noite anterior, por exemplo, a cafeteira preparada com o café e a água, daí é só ao acordar ligar o aparelho e ir tomar um banho ou se vestir. Refeições principais: ao cozinhar no final de semana, prepare porções maiores ou deixe prontos os pratos principais que possam ser congelados ou ficar por mais tempo na geladeira; higienize as saladas e guarde em potes na geladeira; cozinhe previamente os legumes, também. Otimize o seu tempo ao máximo! Você verá que durante a semana tudo transcorrerá com mais tranquilidade e sem stress.

Voltando ao local para as refeições... Precisamos de uma mesa e cadeiras ou bancos! Mas... não acumule objetos em cima da mesa! Use-a apenas para refeições! Em alguns casos, a mesa é um móvel com várias funções como fazer as refeições, trabalhar, estudar, ok! Para cada momento, uma função. Ao terminar sua tarefa na mesa, recolha tudo, em uma caixa, por exemplo, deixando a área livre para a função refeição.

3º Passo: Organize e planeje cardápios e compras

Ao organizar o seu cardápio, leve em consideração o seu estilo de vida e dos moradores, o tempo que você tem para se dedicar às refeições, necessidades alimentares especiais, etc.

Inicialmente, liste todos os alimentos e receitas que você e os demais moradores gostam. Uma dica: quando uma receita demandar um tempo maior de prepardo, coloque uma observação, indicando o melhor dia da semana para prepará-la, ou até mesmo iniciar o preparo em um dia e finalizar no dia seguinte.


Com sua lista pronta, comece a montar cardápios semanais. Uma sugestão: monte um cardápio diferente por semana, até completar um mês. Com 4 semanas, você não repetirá tanto as receitas e, poderá diversificar os sabores. Assim ninguém reclamará que sempre é a mesma coisa...

Cardápios prontos, vamos às compras! Mantenha a lista da despensa sempre atualizada, facilitando a sua ida ao supermercado ou feira para que você compre somente o necessário.

De acordo com os seus cardápios, você terá duas listas: uma semanal e uma mensal ou de acordo com a sua necessidade ou disponibilidade de ir às compras.

Nesse passo, os benefícios serão: otimização do tempo ao cozinhar e ao fazer as compras e economia, comprando somente o necessário!

4º Passo: Organize o cozinhar


Sim! Isso mesmo! Tudo no lugar e organizado, agora vamos ao preparo organizado das refeições!

Existem umas regrinhas simples que ao segui-las, você não se perderá no momento de preparar as refeições, são elas:

- antes de preparar uma refeição, certifique-se que a cozinha esteja em ordem.

- se necessitar de receita, deixe-a próxima, reserve um espaço na cozinha para guardá-las em uma pasta ou em uma caixa (sugiro a separação por categorias, se muitas, alfabética, também).

- separe os ingredientes que serão utilizados antes de iniciar o preparo. Não tenha surpresas...

- ao preparar as refeições, à medida que você não for mais utilizando os utensílios, panelas e tigelas, já os lave e, se possível, guarde-os, assim ao terminar, a cozinha estará em ordem e somente terá a louça a ser lavada!

5º Passo: Mantenha a organização

Para mantermos a organização, temos que ter um planejamento inicial, que são os passos acima e rotinas diárias para internalizarmos o hábito. Não manter uma rotina, todo o trabalho terá sido em vão, imagine o guarda-roupa, você o arruma uma ou duas vezes ao ano, sabe por que? Porque você não mantém uma rotina entre uma arrumação e outra (e também, arrumar é diferente de organizar).

Com a cozinha organizada, siga essas regrinhas para manter a ordem:

- tirou do lugar, devolva no mesmo lugar;

- administre as listas de compras e agende o melhor dia para as compras;

- verifique prazos de validade;

- reponha o que quebrou;

- jogue fora ou reutilize o que não cumpre mais a sua função;

- não deixe a louça para amanhã... e,

- mais importante varie as receitas para que você e sua família não cansem de comer a mesma coisa!

Ficou alguma dúvida? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Ou você tem alguma situação diferente das mencionadas acima e não sabe como poderia resolvê-la? Entre em contato!

Fotos: Pixabay, Aramado, Westwing, Pinterest, Aliexpress, The Container e SESI

#organização #qualidadedevida #refeições #cozinha #despensa

90 visualizações